1º Excerto da PARTE 1 do livro "A Cura pela Música (e não só...) de Alexandra Caracol
Joana há muito que tinha escolhido um caminho nada fácil, mas que lhe dava imenso prazer. Ela era professora de uma disciplina à qual tinha dado o nome de “Expressão de Emoções”.
Esta disciplina tinha como objetivo principal tornar aquele que se sentia de alguma forma perdido, capaz de se conhecer melhor e encontrar dentro de si mesmo os instrumentos necessários para vencer a crise interior.
Para tal eram utilizadas diversas áreas artísticas, tais como a música, a dança, o teatro e a pintura, entre outras, para Joana conseguir chegar ao âmago de cada aluno. Mas mais importante do que ensinar a tocar algum instrumento, ou a dançar correctamente ou falar bem em palco, era o método aplicado nas suas aulas. Utilizava cada área como uma terapêutica, obtendo resultados positivos em grande parte dos casos, o que a levava a embrenhar-se cada vez mais em cada uma destas áreas.
Para ela, cada caso, por mais difícil que parecesse, era sempre um desafio que não recusava e agarrava com todo o amor que tinha para dar.
Dava aulas num reformatório de rapazes, num lar de idosos, numa escola de deficientes e num lar de apoio a adolescentes grávidas. Pessoas com realidades diferentes, tanto em experiências como na idade, mas todos tinham algo muito importante em comum: um grande sentimento de revolta, abandono, solidão, rejeição, necessidade de afirmação e de reconhecimento. Em poucas palavras, sentiam-se “desamados” e perdidos diante da vida e da sociedade.
1º Excerto da 1ª Parte do Livro "A Cura pela Música (e não só...)
de Alexandra Caracol
Categoria: Artigos Textos Educação Emocional Adultos
____________________________