Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alexandra Caracol

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional para Crianças e Adultos, Educação Infantil.

Alexandra Caracol

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional para Crianças e Adultos, Educação Infantil.

17
Jan19

A Cura pela Música (e não só...) 1 - de Alexandra Caracol

cura musica (1).png

A música tem sido utilizada pelo Homem ao longo da sua história como companheira nos momentos de alegria e tristeza, proporcionando-lhe uma série de emoções, conforme a necessidade.

Como a música exerce uma poderosa influência sobre o estado psicológico e espiritual do ser humano, acaba por também influenciar o seu estado físico.

Com o passar do tempo, a música foi sendo utilizada de uma forma mais concreta, por cada ser humano, respondendo às suas necessidades.

Acabou por se dar o nome de Musicoterapia à terapia, em que se utiliza a música como principal instrumento de ajuda e cura. Nesta terapia, são utilizados sons e diversos tipos de música com o objetivo de relaxar, aliviar sintomas desagradáveis, chegando mesmo a proporcionar cura em certas doenças, principalmente em relação às que se referem ao sistema nervoso.

Importa referir que qualquer pessoa, independentemente das suas características, é influenciada pela música que ouve.

Um dos mais importantes papéis da música, quando utilizada com fins terapêuticos, é a de proporcionar a prevenção de certos problemas mesmo antes deles surgirem.

De acordo com cada situação, assim são explorados os instrumentos utilizados em tal terapia, através de, por exemplo: ensino e execução de instrumentos musicais em concreto, o canto e outras atividades que envolvam o som, a música e o movimento.

Como alguns exemplos de situações em que se poderá utilizar a Musicoterapia de forma a aliviar, ou mesmo curar certos problemas, temos:

- Pessoas que sentem dificuldades de aprendizagem, e na área da comunicação;
- Pessoas com problemas do foro psiquiátrico ou simplesmente que estejam a passar por situações de tensão ou de depressão;
- Deficientes de diversa ordem;
- Pessoas que buscam ajuda para problemas específicos;
- Gestantes (realizando um acompanhamento pré ou pós-natal);
- Acompanhamento a bebés;
- etc.

Proposta de um começo maravilhoso de vida nova:

Neste primeiro texto, começaremos por nos debruçar, em especial, ao que chamarei «o começo do ser humano». Aliás, começaremos ainda na programação de um filho.

Qualquer mulher, mesmo antes de decidir engravidar, beneficiaria bastante se utilizasse a música como uma técnica relaxante, preparando-se fisicamente e psicologicamente para o momento em que praticaria o ato sexual, já com o propósito e o desejo de que desse ato resultasse a conceção de um filho.

Decerto se houvesse esse cuidado prévio, o Ser que resultasse desse ato de amor, repleto de cuidado, ganharia francamente com tais atitudes.

Depois de esse pequeno Ser existir já no ventre materno, dever-se-ia continuar a fazer o trabalho musical de amor.

Como?

Proporcionando a esse Ser, embora ainda no ventre de sua mãe, ouvir o mais possível música calma e a voz dos seus pais, repleta de ternura.

Conselhos práticos e acessíveis a qualquer um para preparar esse novo Ser para a vida, logo desde o momento da conceção:

- A mãe deve trautear com voz doce uma canção de embalar, de preferência com palavras simples, repetindo a mesma melodia durante algum tempo.

Por experiência própria, sei que um indivíduo consegue relaxar quase automaticamente ao ouvir a melodia que lhe foi cantada pela mãe logo após a conceção, até aos primeiros anos de vida.

A música torna-se, por isso, um ótimo instrumento na mão das mães, porque ajuda a acalmar os seus filhos.

Conheço situações em que os indivíduos já adultos cantam para si próprios essa mesma melodia de embalar, em momentos conturbados das suas vidas, conseguindo ultrapassá-los mais facilmente. Assim, evitam ingerir medicamentos, conseguindo o auto equilíbrio por uma forma tão simples como a de recordar um «calmante» apreendido ainda no útero da mãe, e durante os primeiros anos de vida.

- Gradualmente, começar por trautear canções com um propósito didático. Por exemplo, repetir muitas vezes as primeiras três letras do alfabeto, ao mesmo tempo que se toca na barriga com toques programados.

Exemplo: Canta-se as primeiras letras do abecedário A, B, C, D e ao mesmo tempo dá-se um toque juntamente com o “A”, dois toques com o “B” e assim por diante, podendo inventar-se outros toques com palmas, ou outros.

O Ser que existe no ventre ouve e sente as vibrações. A repetição dos exercícios, sempre muito simples, habitua-o a ouvir esses sons e a associar os toques a cada letra.

Com o passar dos meses, vai-se juntando mais uma letra, ou ensina-se os primeiros números, ou uma canção sobre as estações do ano ou outras melodias, mas sempre adicionando novos ensinamentos muito devagar e gradualmente.

Sou defensora de que a música calma, intercalada com melodias didáticas, cantadas pela mãe é um dos maiores antídotos contra problemas futuros, principalmente ao nível das emoções.

Quando a criança nasce, a mãe deve continuar a utilizar os mesmos métodos de ensino e, gradualmente, a criança começa a trautear as mesmas canções.

Pouco a pouco, a mãe deve adicionar melodias, gravuras e letras de plástico (estas devem corresponder ao que é ensinado através das letras das melodias).

Para aquele que acredita num Ser Superior e no seu Amor, a utilização de hinos religiosos é um instrumento poderoso para trazer paz,  e fomenta a fé e a esperança no futuro.

A utilização da música como instrumento no relacionamento mãe-filho serve para fortalecer o vínculo entre eles e, como consequência, resulta no desenvolvimento mais saudável da criança.


Artigo de Alexandra Caracol no Jornal de Família

 

Artigo 2 em: "A Cura pela Música (e não só...) 2"

Categoria: Artigos Textos Educação Emocional Adultos

____________________________

face.pnglinkdin.pnginst.pngtwiter.pngPinteres 1.pngyoutube (1).png

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças Adultos, Recursos gratuitos

botao atividades para crianças e aulas blog Alexandra (3).png

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

©copyright

AVISO.png

Arquivo

Comentários recentes

banner Academia.pngBanner IP Instituto edagogico Alexandra Caracol.png

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação, Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Crianças, Educação Adultos, atividades ensino básico, recursos para ensino básico, atividades ensino primário, Ensino Básico Atividades e Recursos, fichas ensino básico, Atividades ensino básico, recursos ensino básico, artigos educação crianças, artigos educação adultos, artigos educação emocional, textos educação crianças, textos educação adultos, textos educação emocional, recursos ensino, educação emocional crianças, educação emocional adultos, Aulas de piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Aulas piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Academias de Música Lisboa, Aulas piano Lisboa, aulas piano, aulas violino Lisboa, aulas violino, aulas piano adultos, aulas piano preços, aulas piano preços Lisboa, aulas violino preços, aulas violino preços Lisboa, escolas de musica, escolas de musica lisboa, escolas de musica, escolas de musica lisboa, aulas piano adultos, aulas piano adultos lisboa, aulas piano crianças, aulas piano lisboa Aulas de piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Academias de Música Lisboa, Aulas piano Lisboa, aulas piano, aulas violino Lisboa, aulas violino, aulas piano adultos, aulas piano preços, aulas piano preços Lisboa, aulas violino preços, Academias de Música, Academias Música Lisboa, Aulas de violino, aulas de piano, aulas de musica, aulas de musica Lisboa, aulas de musica preços, aulas piano crianças preços, aulas piano adultos preços, aulas violino preços Lisboa, aulas violino crianças preços, aulas violino adultos preços, aprendizagem ao longo da vida, educação para adultos, cursos musica para adultos, cursos para adultos