A dor que leva ao isolamento… Artigos textos educação infantil, educação emocional (de Alexandra Caracol)
Quanto sofrimento já sentiu? Quando foi criança o sofrimento deixou-lhe sequelas? Essa dor já o levou a isolar-se?
No dicionário “relacionar” quer dizer: “estabelecer relação entre”, “adquirir relações”, “ter trato social com alguém”.
O ser humano é um ser social, que naturalmente deseja estar acompanhado com alguém, conviver e estabelecer relacionamentos.
Essa é uma necessidade com que fomos basicamente munidos, sendo a integração no seu meio social, um dos objetivos principais do ser humano desde o nascimento. Para isso há que ser feita uma correta vinculação e socialização desde a infância...
É verdade que temos temperamentos diferentes e que isso faz depender a maior ou menor necessidade que cada um sente de preencher essa necessidade de relacionamento, mas aprender a socializar-se é algo de muito importante a aprender desde a infância, para que haja um desenvolvimento saudável.
Considerando o desenvolvimento da criança até aos seis anos, a forma como a criança se integra no meio familiar, seja com pais e irmãos e família alargada, acaba por iniciar a socialização das crianças. Mas o verdadeiro ambiente social será a escola onde a criança terá que se adaptar à realidade de convivência com outras crianças totalmente diferentes.
Além de permitir que se aprenda com as diferenças, a escola proporciona diferenciação de papéis, aprendizagem de regras de convivência e condutas. Ajuda a uma educação infantil, também a nível das emoções preparando a criança para, no futuro, ser um cidadão responsavel e envolvido na sociedade.
É muito importante que a criança possa ter esta aprendizagem no seio do grupo escolar e que tenha boas experiências ou seja que, apesar de por vezes se sentir frustrada por algum problema de relacionamento que surja com os amigos, possa ser ajudada a resolver essas situações com diálogo e incentivada a perdoar e a corrigir condutas, que possam ser nocivas a si própria e aos outros.
Conheça 4 dicas que podem ajudar nesta situação.
A não resolução de problemas de relacionamento poderá levar a criança a isolar-se por decisão própria ou por rejeição das outras crianças, o que poderá ser um fator de risco para condutas futuras inapropriadas.
Por variadas razões existem pessoas que se isolam, ou anseiam isolar-se (também adultos), não sendo isso a sua tendência natural, mas fruto de frustrações, de dores resultantes de experiências dolorosas (podem ter acontecido situações mal resolvidas na infância), que as levam a querer defender-se, afastando-se daquilo que pensam ser a fonte de sofrimento: as outras pessoas.
Pode ler aqui o próximo texto que fala em: Perigos do Isolamento.
Autora do texto: Alexandra Caracol
Categoria: Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
Conheça algumas atividades que podem ajudar a criança a sentir-se integrada ajudando-a a socializar-se de forma saudável:
ATIVIDADES |
Categoria: Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
Você também pode interessar-se por:
» Como ajudar o seu filho a desenvolver-se de forma equilibrada?
» Tirar ou não tirar os macacos do nariz; o que fazer?
» Ela disse: "O meu filho morreu antes de nascer..."
» A Cura pela Música(e não só...) 1
» A Cura pela Música (e não só...) 2
» Pai presente. Só elas podem exercer a "função maternal"?.
» 4 dicas para evitar a agressividade dos seus filhos.
____________________________