Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alexandra Caracol

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional para Crianças e Adultos, Educação Infantil.

Alexandra Caracol

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional para Crianças e Adultos, Educação Infantil.

17
Ago19

Como ajudar o seu filho a desenvolver-se de forma equilibrada? Artigos textos Educação Infantil (de Alexandra Caracol)

2Educacao Infantil_IP Instituto Pedagogico Alexandra Caracol.png

 

Porque é importante responder à curiosidade do seu filho?

 

Referindo-nos às idades entre os quatro e seis anos, importa referir que a curiosidade faz parte do desenvolvimento normal dessas idades.

 

Com quatro anos a criança é despertada pelo mundo ao seu redor, em que cores movimento e sons a envolvem estimulando a necessidade de querer saber sobre as coisas que a rodeiam, e por isso passa grande parte do tempo a fazer perguntas.

 

Apesar das perguntas que faz, levarem muitas vezes, os pais ou educadores ao limite da paciência, é de referir o quanto é importante responder-se às perguntas da criança, utilizando-se linguagem de acordo com a capacidade de compreensão de cada criança, respeitando-se as características individuais e da etapa de desenvolvimento em que está inserida. Apesar de podermos organizar as idades por etapas de desenvolvimento, devemos ter em conta que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e há que respeitá-lo.

 

Em relação às crianças de cinco anos, em vez de fazerem perguntas de tudo o que lhes vem à cabeça, tal como é frequente acontecer com as de quatro anos, aquelas (de cinco anos), começam a pensar um pouco, antes de fazer as perguntas.

 

Uma das diferenças a referir entre as duas idades é em relação à necessidade de serem satisfeitas, na sua exigência de resposta adequada às perguntas que realizam.

 

Se as de quatro anos fazem mais perguntas, por outro lado não dão grande importância à resposta que lhe é dada; em contrapartida as de cinco anos fazem menos perguntas, mas sentem uma grande necessidade de receber resposta, achando grande importância nisso.

 

Ao passar pelas idades referidas, em relação à linguagem utilizada, existe uma melhoria gradual na forma de se expressarem, na forma de formularem perguntas e de contarem acontecimentos e histórias que, aos pouco se tornam mais complexas.

 

Associado ao desenvolvimento da linguagem e sua forma de se expressarem está a aquisição de um controlo cada vez maior da voz, conseguindo controlar o seu volume por tempo cada vez mais prolongado.

 

Importante:

Em relação ao que foi acima explanado vamos referir-nos agora essencialmente a três coisas importantes em que, podemos ajudar a criança, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da linguagem.

 

1. Devemos responder com paciência e com linguagem cuidada às perguntas feitas pela criança e estimular a conversação, através de diálogo sobre acontecimentos ou transmissão de histórias;

 

2. É importante corrigir-se a criança quando os tempos dos verbos ou, a pronuncia das palavras não estão corretos;

 

3. Faz toda a diferença proporcionar a aprendizagem de canções, trava-línguas simples e proporcionar que a criança esteja integrada num grupo da mesma idade, e que seja estimulada na correta pronuncia e articulação das palavras.

 

Como podemos proporcionar resultados mais eficazes, de forma natural e aproveitando um grupo de faixa etária idêntica, para maximizar os resultados?

 

Por exemplo, podemos utilizar uma classe musical formada com o propósito de proporcionar estímulos que respondam aos pontos acima referidos, e seja conduzida por profissional especialmente preparado para isso. O ideal será um professor preparado na área musical, com experiência pedagógica e credenciado.

 

Hoje, a dificuldade apresenta-se essencialmente na dificuldade de se encontrar Pedagogos credenciados que tenham experiência tanto na área musical como pedagógica, sendo que, sobretudo em idades precoces, é de suma importância que as competências como Pedagogo e Musicais sejam utilizadas numa simbiose que proporcione bons resultados de aprendizagem.

Autora do texto: Alexandra Caracol

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos

Conheça algumas atividades que podem responder às necessidades acima referidas: 

 

ATIVIDADES

 

 

Você também pode interessar-se por:

» Pai presente. Só elas podem exercer a "função maternal"?.

» 4 dicas para evitar a agressividade dos seus filhos.

» Tirar ou não tirar os macacos do nariz; o que fazer?

» Ela disse: "O meu filho morreu antes de nascer..."

» A Cura pela Música(e não só...) 1

» A Cura pela Música (e não só...) 2

» O Poder da Música.

» A dor que leva ao isolamento…

» Perigos do isolamento

artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos

____________________________

face.pnglinkdin.pnginst.pngtwiter.pngPinteres 1.pngyoutube (1).png

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças Adultos, Recursos gratuitos

botao atividades para crianças e aulas blog Alexandra (3).png

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

©copyright

AVISO.png

Arquivo

Comentários recentes

banner Academia.pngBanner IP Instituto edagogico Alexandra Caracol.png

Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação, Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Crianças, Educação Adultos, atividades ensino básico, recursos para ensino básico, atividades ensino primário, Ensino Básico Atividades e Recursos, fichas ensino básico, Atividades ensino básico, recursos ensino básico, artigos educação crianças, artigos educação adultos, artigos educação emocional, textos educação crianças, textos educação adultos, textos educação emocional, recursos ensino, educação emocional crianças, educação emocional adultos, Aulas de piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Aulas piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Academias de Música Lisboa, Aulas piano Lisboa, aulas piano, aulas violino Lisboa, aulas violino, aulas piano adultos, aulas piano preços, aulas piano preços Lisboa, aulas violino preços, aulas violino preços Lisboa, escolas de musica, escolas de musica lisboa, escolas de musica, escolas de musica lisboa, aulas piano adultos, aulas piano adultos lisboa, aulas piano crianças, aulas piano lisboa Aulas de piano adultos Lisboa, Aulas de piano crianças Lisboa, Aulas de violino Adultos Lisboa, Aulas de Violino Crianças Lisboa, Aulas de Música Lisboa, Escolas de Música Lisboa Preços, Academias de Música Lisboa, Aulas piano Lisboa, aulas piano, aulas violino Lisboa, aulas violino, aulas piano adultos, aulas piano preços, aulas piano preços Lisboa, aulas violino preços, Academias de Música, Academias Música Lisboa, Aulas de violino, aulas de piano, aulas de musica, aulas de musica Lisboa, aulas de musica preços, aulas piano crianças preços, aulas piano adultos preços, aulas violino preços Lisboa, aulas violino crianças preços, aulas violino adultos preços, aprendizagem ao longo da vida, educação para adultos, cursos musica para adultos, cursos para adultos