Tirar ou não tirar os macacos do nariz; o que fazer? Artigos textos Educação Infantil (de Alexandra Caracol)
Se por um lado alguns veem tal atividade como repugnante, existe quem pense que se deva incentivar a comer os macacos, defendendo que eles possuem muitos benefícios para a saúde, sobretudo para crianças em fase de crescimento.
“Mais ainda, os investigadores defendem que o muco presente no ranho pode servir como defesa contra o desenvolvimento de infecções respiratórias, úlceras no estômago e até contra o VIH.”[1]
Existe ainda a questão em volta da felicidade: quem o faz parece sentir-se feliz, mas será que quem presencia isso se sente feliz?
Então a resolução poderia ser:
- Erradicar esse costume de vez
- Fazê-lo em privado
- Fazê-lo sempre que se tenha vontade, sem se importar com o que os outros sentem
A verdade é que existe aqui um importante item a considerar!
Estamos inseridos numa sociedade e apesar de cada ser humano ser único e com necessidades particulares, é necessário respeitar-se regras de convivência social, para se ser aceite.
Podes optar por não te importares, e continuares a tirar os macacos do nariz em presença de outros seres humanos, ou podes deixar os teus filhos fazerem isso sempre que quiserem, mas se as outras pessoas se afastarem de ti porque se sentem enojadas, não te queixes nem penses que tens o direito de o fazer, exigindo que os outros te aceitem.
Pensa que quando deixas o teu filho agir assim, irá sentir-se rejeitado quando lhe apontarem o dedo e o criticarem.
Então o que deve pesar mais aqui?
A necessidade de se fazer o que se quer (a liberdade individual), ou o cuidado de se agir de forma a se integrar no grupo?
Deixando-te a pensar nos macacos do nariz… na verdade o que se pretende é extrapolar o assunto para atitudes e condutas mais amplas e que podem suscitar ou não, a integração social do teu filho.
Uma forma de o ajudar a entender e assimilar regras de convivência, pode ser integrá-lo numa classe lúdica com interesses comuns, por exemplo, fazer parte de uma classe de aprendizagem de um instrumento musical como: o cavaquinho, guitarra/viola ou flauta, entre outras, em que se utilize canções que estimulem e ensinem regras de convivência.
Essa classe ajudará a criança a saber respeitar o outro, relacionar-se com o outro e, ao mesmo tempo, irá aprender a tocar um instrumento musical juntamente com o grupo.
Sentir-se inserido num grupo, e ao mesmo tempo ser capaz de obter resultados com outras crianças, proporcionará desenvolvimento social e cognitivo, e deixará o seu(sua) filho(a) cheio de felicidade por se sentir capaz e aceite.
Conheça algumas das atividades onde poderá proporcionar essas experiências ao seu(sua) filho(a).
Autora do texto: Alexandra Caracol
Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
ATIVIDADES |
Categoria: Artigos EArtigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultosducação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
[1] Em Lifestyle Ao Minuto, citado em https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1091758/tirar-e-comer-macacos-do-nariz-faz-bem-a-saude-garante-estudo
Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
Você também pode interessar-se por:
» Como ajudar o seu filho a desenvolver-se de forma equilibrada?
» Pai presente. Só elas podem exercer a "função maternal"?.
» 4 dicas para evitar a agressividade dos seus filhos.
» Ela disse: "O meu filho morreu antes de nascer..."
» A Cura pela Música(e não só...) 1
» A Cura pela Música (e não só...) 2
» A dor que leva ao isolamento…
Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos
____________________________