Vinculação e socialização na infância; A capacidade de enfrentar, superar crises e adversidades na idade adulta. (de Alexandra Caracol)
(Reflexão sob a forma de um pequeno ensaio elaborado por Alexandra Caracol no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento)
RESUMO
Esta reflexão sob a forma de ensaio pretende apresentar aspetos relevantes da necessidade da existência de vinculação, mesmo antes do nascimento do bebé, e de uma socialização “sadia” durante a infância, que poderão servir de fortalecimento emocional, criando conexões positivas, preparando e capacitando a criança para se relacionar tanto no meio familiar como fora dele, permitindo que, gradualmente, adquirira a capacidade de saber agir e reagir perante situações de tensão, contribuindo para a formação de adultos responsáveis e capazes de enfrentar e superar crises e adversidades.
A reflexão foi desenvolvida, principalmente, fundamentando-se na bibliografia disponibilizada na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento, tendo resultado de uma análise crítica com base nos conteúdos pesquisados, em estreita relação com o conhecimento empírico.
PALAVRAS-CHAVE: Infância. Vinculação. Socialização. Resiliência. Jovem adulto. Adultez.
Categoria: Artigos Educação, Textos Educação, Atividades Educação Infantil, Educação Escolar, Educação Emocional Crianças e Adultos,Ensaios Educação.
____________________________